Ola, pessoal! Tudo bem?
Acabei por ficar preso em uma situação em um painel que estou montando. É um painel de monitoramento de visitas e consigo as informações a partir das respostas de um formulário. Uma das perguntas é no formato caixa de seleção, pois preciso saber os motivos de cada visita, podendo ser mais de um. Quando vou para o looker, ele entende que quando seleciono mais de uma opção, tudo aquilo que está dentro da mesma célula é um único valor. Por isso, ele não acaba por aglutinar por tipo de motivo.
Exemplo
Data da visita / nome / motivos
03/10 / Lucas / acompanhamento, orientação, provas
05/10 / Rafael / projetos, orientação
07/10 / Joana / Provas
O meu objetivo no looker é ter uma tabela que me traga o total de cada motivo e a ocorrência deles na minha fonte de dados.
projetos - 1
Acompamhamento - 1
Provas - 2
Orientação 2
O grande diferencial é que, ao selecionar, por exemplo, o dado "Projetos" que todas as outras tabelas do meu painel filtrem a partir desta informação. Se no formulário estivesse como "seleção única" sei que isso seria possível. Mas preciso de um olhar para o interior dessa célula. Fiz alguns testes e consegui chegar perto a partir desta sintaxe de campo calculado:
Case
WHEN REGEXP_CONTAINS(LOWER(Motivos), r"\bacompanhamento\b") THEN "Acompanhamento"
WHEN REGEXP_CONTAINS(LOWER(Motivos), r"\bprojetos\b") THEN "projetos"
WHEN REGEXP_CONTAINS(LOWER(Motivos), r"\bprovas\b") THEN "Provas"
End
Com está sintaxe, o looker até entendeu o que eu queria. Conseguiu analisar separadamente os dados da célula, mas ele considerou para a contagem somente o primeiro valor da célula (algo semelhante ao que acontece com um Procv, onde o valor a ser procurado precisa ser o primeiro na tabela de referência). Nesta fórmula, ele não considerou na contagem os dados seguintes da mesma célula. Nessa fórmula, e com o exemplo citado acima, ele traria esse resultado: Acompanhamento - 1
Projetos - 1
Provas - 1
Vocês conseguiriam me ajudar a encontrar uma maneira de eu conseguir contar estes dados que estão todos informados em uma única célula, separado por vírgula (resultado de uma pergunta com formato de resposta "caixa de seleção" do Google Forms), e conseguir fazer filtros no painel a partir destes dados?
Exemplo, ao filtrar por "Provas" na tabela, os dados Lucas e Joana apareceriam no painel, pois foram somente eles que selecionaram, como uma das informações do motivo, está informação.
Muito obrigado!
User | Count |
---|---|
3 | |
2 | |
1 | |
1 | |
1 |